Se você é um amante da culinária italiana, a quarentena com certeza está sendo bem difícil. Além de as viagens para a Itália estarem inviabilizadas, ir ao seu restaurante italiano preferido também é impossível neste momento. Porém, existe uma saída: fazer e saborear deliciosas receitas italianas em casa.
E o intuito deste artigo é exatamente ajudar você com isso. Separamos 3 receitas italianas que são simples, deliciosas e certamente lhe ajudarão a “matar a vontade” dos seus pratos favoritos.
Basta separar os ingredientes e realizar o preparo direitinho. Vamos lá?
1. Espaguete ao alho e óleo (uma das melhores receitas italianas)
O espaguete ao alho e óleo (spaghetti aglio e olio) é uma das mais tradicionais receitas italianas. Ela pode ser preparada de forma simples e rápida e cai bem em qualquer momento.
Ingredientes (para 4 porções)
- 500 g de espaguete;
- De 8 a 10 dentes de alho;
- ½ xícara de azeite de oliva;
- Sal (a gosto);
- 2 ou 3 colheres (de sopa) de salsinha picada;
- 1 colher (de sopa) de pimenta malagueta;
- Queijo ralado*.
Preparo
O preparo do espaguete ao alho e óleo é bem simples e leva cerca de 20 minutos. Inicialmente, enquanto o espaguete cozinha (em água abundante), você deve cortar os dentes de alho em pedaços finos.
Depois, enquanto o espaguete estiver escorrendo, é necessário aquecer o azeite de oliva em uma frigideira (grande). Em seguida, os pedaços de alho devem ser colocados na frigideira e, quando eles estiverem quase “fritos”, adicione o espaguete.
Após misturar bem, coloque os outros ingredientes e mexa mais um pouco. O queijo (*que nem todo mundo adiciona a essa receita) deve ser colocado por cima do espaguete individualmente por porção.
2. Macarrão à Putanesca
Esta receita de macarrão à putanesca é mais incrementada e rende uma porção (perfeita para quem mora sozinho(a). Mas também é simples de fazer e fica muito gostosa.
Ingredientes
- 1 xícara (de chá) de macarrão (preferencialmente, fusili);
- ½ colher (de sopa) de azeite;
- 1 xícara de água;
- 1 dente de alho e ½ cebola (picados);
- 5 azeitonas (preferencialmente, pretas e sem caroço);
- 4 filés de anchova;
- 2 ramos de manjericão;
- 1 lata de tomates pelados;
- Sal e pimenta calabresa seca (a gosto);
- Queijo (preferencialmente, parmesão) ralado.
Preparo
Para iniciar o preparo, aqueça uma panela pequena em fogo médio e regue-a com o azeite. Depois, coloque o sal e a cebola e espere dourar para então colocar o alho e as anchovas. Cozinhe por 1 ou 2 minutos mexendo o tempo todo.
Feito isso, é hora de adicionar a água e o tomate e, após alguns segundos, o macarrão, algumas folhas de manjericão e as azeitonas e temperar com a pimenta (mexendo constantemente).
Quando ferver, coloque a tampa na panela e espere cerca de 10 minutos para que o macarrão fique cozido. Então basta colocar no prato e adicionar (por cima) o resto do manjericão e o queijo ralado.
3. Espaguete à Carbonara
O espaguete à carbonara (spaghetti alla carbonara) é mais uma daquelas receitas italianas tradicionais, simples de fazer e deliciosas.
Ingredientes
- 500 g de espaguete;
- 1 colher (de sopa) de azeite;
- 2 dentes de alho picado;
- ½ xícara de bacon (cortado em cubos);
- 1 xícara de queijo (parmesão) ralado;
- 1 caixa de creme de leite;
- 2 ovos;
- Pimenta do reino e sal (a gosto).
Preparo
Enquanto o espaguete cozinha (em água abundante e com sal), bata os ovos (semelhante ao preparo de omeletes) e misture bem com o creme de leite.
Depois, coloque o bacon para fritar no azeite e, após alguns minutos, adicione o alho. Feito isso, basta apagar o fogo e adicionar o espaguete (já cozido e ainda bem quente) e o molho de ovos e creme de leite.
O molho ficará grosso aos poucos, já que os ovos cozinharão com a temperatura do espaguete. Então basta adicionar os outros ingredientes (sal, pimenta e queijo – tudo a gosto) e servir. Esse preparo de espaguete à carbonara rende 4 porções.
Conclusão
Com essas receitas italianas simples e deliciosas, sua quarentena ficará muito mais saborosa. Em tempos de isolamento social, nada melhor do que não ter que abdicar dos seus pratos favoritos e ainda aprender a fazê-los em casa. E o melhor é que você pode incrementá-los ao seu gosto.
Se você pretende viajar para a Itália após a quarentena, não deixe de entrar em contato com a Via Consolato para que lhe ajudemos com a emissão ou renovação do seu passaporte!