Roteiro de Viagem na Itália Gastando Pouco

roteiro de viagem na Itália gastando pouco.

Você gostaria de conhecer um excelente roteiro de viagem na Itália gastando pouco? Se sim, saiba que muitas pessoas que moram no Brasil compartilham do mesmo desejo. A explicação para isso está em dois motivos específicos.

O primeiro é o fato de o Brasil abrigar uma grande comunidade de italianos, inclusive com várias pessoas que possuem a cidadania italiana. Como resultado, muita gente que vive aqui quer conhecer ou revisitar a sua terra de origem. O segundo motivo, naturalmente, é a riqueza histórica, cultural e culinária da Itália.

Desse modo, independentemente do motivo pelo qual você quer conhecer esse país encantador, este artigo certamente vai lhe ajudar. Conferindo-o até o final, você vai conhecer um excelente roteiro de viagem na Itália gastando pouco.

Vamos lá?

Qual a melhor época para fazer um roteiro de viagem na Itália bom e barato?

Primordialmente, temos que entender que a Itália está estre os países mais visitados do mundo, e quanto mais pessoas se hospedam num determinado local, menos locações estarão disponíveis.

Logo, se você espera pagar um preço mais em conta para uma viagem a esse encantador país, continue acompanhando o texto.

Baixa temporada na Itália

De acordo com o foco deste artigo, começaremos com a baixa temporada. À vista disso, a melhor época do ano para fazer uma viagem econômica para a Itália é nesse período, afinal, o movimento de turistas torna-se menor com o frio particularmente rigoroso desse país.

A baixa temporada acontece entre os meses de novembro a março, englobando um pouco do outono, todo inverno e o começo da primavera. Estranhou as datas?

Bom, para quem não sabe, o período das estações italianas é diferente, pois o país se encontra no hemisfério norte, enquanto o Brasil se encontra no hemisfério sul. Ao propósito de te ajudar a compreender, deixaremos uma lista para você entender melhor.

  • Inverno: dezembro a março.
  • Primavera: março a junho.
  • Verão: junho a setembro.
  • Outono: setembro a dezembro.

Pronto, agora ficou fácil, certo? Voltando ao assunto, os preços de passagens caem bastante porque muitas pessoas tendem a não gostar do frio para passear.

“Então quer dizer que não vai ser legal viajar nessa época?”, muito pelo contrário, para os amantes do inverno (assim como eu), passear nas baixas temperaturas tem seus benefícios (e são muitos!), os quais você vai descobrir agora.

O que fazer na baixa temporada da Itália?

Acredite, mesmo planejando um roteiro barato de viagem para Itália, há muitas e muitas opções de lazeres sem gastar muito. Assim sendo, listamos apenas alguns deles abaixo.

Roteiro de Viagem na Itália Gastando Pouco.
  • Snowboard ou Ski: O belo país oferece dezenas de lugares para esse esporte. Ao Norte, você encontra as famosas cadeias montanhosas Dolomitas, dos Alpes Italianos, cuja prática de esqui e surfe na neve é muito comum nessa época. Já para o Sul, uma ótima opção é a Sila na Calábria, uma região lindíssima pertencente à Itália.
  • Natal Italiano: Celebrado em 8 de dezembro, o Natal da Itália é realmente fantástico. Com comidas típicas como Panettone e Samanto, ruas decoradas e árvores montadas pela cidade, logo, essa data é perfeita no inverno.
  • Visitar lugares únicos: Que tal passear de trem pela Lombárdia ou conhecer a encantadora região Vale D’Aosta que faz divisa com a França? Essa são apenas alguns locais para você visitar, e no inverno, a paisagem fará você perder o fôlego.
  • Carnaval de Veneza: Acredite, o Brasil não é a única nação a fazer grandes festas. Apesar de não ser em uma escala tão grande quanto aqui, o mágico festival de máscaras italiano é simplesmente único, ele acontece em dias específicos de dezembro, janeiro e fevereiro.

Enfim, essas foram apenas algumas das inúmeras opções do que fazer na Itália de forma mais barata na baixa temporada.

Ademais, você pode ir as belíssimas praias da Sicília, tomar um chocolate quente perto da lareira do seu hotel observando a cair a neve pela janela, provar diversas comidas italianas quase exclusivas do frio (cassatelli, cassoeula, cavallucci) e/ou conhecer alguns vilarejos deslumbrantes pelo país.

Alta temporada na Itália

A alta temporada italiana começa no final de maio e se estende até agosto. Certamente, é mais do que justo dizer que os preços se elevam muito nesse determinado período, tanto o clima ameno quanto quente atraem muito os turistas, assim fazendo com que os preços das passagens aéreas e das hospedagens fiquem pesados no seu bolso.

Desse modo, não falaremos muito sobre esse período, visto que foge do nosso foco principal, que é gastar pouco. Entretanto, caso você não goste nem um pouco das temperaturas mais baixas e insista em viajar nos meses mais quentes, acompanhe algumas dicas importante para não gastar tanto.

  • Evite escolher cidades muito famosas para se hospedar, busque ficar em cidades próximas delas.
  • Tente fazer suas refeições como um morador italiano faria, fugindo dos restaurantes caros com muitos turistas.
  • Priorize visitar lugares que você não precisa pagar para entrar.
  • Se locomova de trem entre as cidades, pois são transportes mais baratos, confortáveis e ágeis.

Onde me hospedar pagando pouco na Itália?

Essa geralmente é a primeira dúvida que surge quando você decide viajar. Contudo, será que é melhor ficar numa pousada, em um hotel ou quem sabe em um albergue?

Então continue acompanhando que a gente te explica os diferentes tipos de hospedagem.

Pousadas: confortáveis e de baixo custo

Logo de início podemos falar da opção geralmente mais barata e confortável: as pousadas. Pois bem, para quem não entende muito bem o que são pousadas, fique ligado.

Pousadas nada mais são do que grandes casas de pessoas que resolvem fazer negócio com isso, por exemplo, você tem uma residência com espaço de sobra e decide locar quartos e instalações individuais em temporada de turistas, basicamente é assim que funciona.

Normalmente, os valores desse tipo de estabelecimento são mais baixos do que os outros tipos de locações. Ademais, os donos das pousadas comumente oferecem serviços como o café da manhã e lavanderia. No geral, as pousadas não contêm grandes luxos e por isso, podem ser a opção que melhor caberá no seu orçamento.

Porém, como nem tudo são flores, deve-se ter cuidado com esse tipo de serviço. Nesse sentido, desconfiar de preços muito baixos e ter certeza de que o negócio não é um golpe são precauções básicas a serem tomadas.

Para isso, apenas alugue esse tipo de serviço por meio de sites famosos como o Booking ou Tripadvisor e tente escolher opções que você reserva com o cartão de crédito, porém só faz o pagamento quando estiver no local.

Hostel: uma alternativa de hospedagem barata e convidativa

Em segundo lugar, também mundialmente conhecidos como “Albergues”, esses tipos de serviço são excelentes para quem deseja realizar uma ótima viagem na Itália gastando pouco, a estadia em um Hostel é geralmente em conta.

Além disso, os italianos são excelentes anfitriões e existem muitas alternativas nesse sentido (para todos os gostos e bolsos).

Tipicamente, esse tipo de hospedagem é mais indicada para pessoas mais jovens, visto que você irá dividir o quarto com outras pessoas.

Ademais, outro espaço que você terá que dividir é a cozinha. Assim, além de uma hospedagem barata e convidativa, compartilhar o ambiente com outros turistas será uma experiência enriquecedora.

Por fim, alguns albergues podem ter um preço mais acima do normal, porque às vezes eles contêm mais opções, bem como piscinas, saunas, etc. 

Além desses, você ainda tem outras opções de hospedagens, porém, geralmente são mais caras, bem como Resorts, Apart Hotel

Melhores pontos turísticos para um roteiro de passeio barato na Itália

Como você já deve ter percebido, a cultura tem grande relevância na Itália. Por isso, diversos pontos turísticos com valor histórico e religioso permitem visitas gratuitas. Sendo que, na maioria dos casos, essa gratuidade se restringe ao primeiro domingo de cada mês.

Dessa forma, especialmente para quem vai fazer uma viagem na Itália com duração de poucos dias ou semanas, o ideal é chegar um pouco antes do primeiro domingo do mês. Aliás, uma excelente alternativa é visitar os Museus do Vaticano.

Vale destacar que, para fugir de grandes aglomerações de visitantes, o ideal é evitar períodos próximos a datas especiais. Outrossim, também é importante conferir a agenda de cada ponto turístico para saber os detalhes sobre as visitas.

Além dos Museus do Vaticano, existem muitas outras atrações excelentes para visitar durante sua viagem na Itália. Por isso, separamos uma lista com várias cidades e alguns dos seus melhores pontos turísticos para quem deseja gastar pouco. Confira:

  • Roma (Coliseu, Museu Napoleônico e Galleria Borghese);
  • Milão (Castello Sforzesco, Galleria d’Arte Moderna Milano e Pinacoteca de Brera);
  • Veneza (Praça de São Marcos, Biblioteca Nazionale Marciana e Gallerie dell’Accademia);
  • Florença (Palazzo Pitti, Ponte Vecchio e Galleria degli Uffizi).

Outras cidades italianas com excelentes atrações turísticas:

  • Nápoles;
  • Sorrento;
  • Pisa;
  • Verona;
  • Sirmione;
  • Palermo;
  • Bologna.

Portanto, para quem deseja visitar várias cidades e diferentes pontos turísticos na sua viagem na Itália, as alternativas de locomoção mais acessíveis e rápidas são o trem e o ônibus (dependendo do local, o metrô também pode ser uma boa opção).

Um destaque especial para a culinária

A culinária italiana é reconhecida no mundo todo. Por isso, para quem deseja experimentar ótimos pratos sem gastar muito, visitar os lugares abaixo será uma ótima escolha:

  • Pizzeria Spontini (Milão);
  • Freni & Frizioni (Roma);
  • Panificio Luini (Milão);
  • Mercato Centrale (Roma);
  • Mercato Comunale Ca’ Granda (Milão);
  • Pianostrada (Roma).

Aproveitando seu roteiro de viagem na Itália

Em suma, seguindo essas dicas, você vai desfrutar daquilo que há de mais interessante naquele país. E o melhor, com um roteiro de viagem na Itália super econômico. Certamente será uma experiência inesquecível – em todos os aspectos.

Talvez você já queira até ficar por lá! Hehe, se for o caso, recomendamos que leia nosso artigo sobre se vale a pena comprar casas na Itália.

Se você vai viajar para a Itália e precisa fazer a emissão ou renovação do seu passaporte, a Via Consolato pode lhe ajudar nesse processo!

Compartilhe: