Ligue Agora! (11) 3251-1895
viaconsolato@mail.com
EnglishItalianPortugueseSpanish

Qual a diferença entre Consulado e Embaixada?

Existe alguma diferença entre consulado e embaixada? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. E a resposta é categórica: sim.

A semelhança entre eles é o fato de ambos estarem associados ao mesmo órgão. No caso, o Ministério das Relações Exteriores (em se tratando do Brasil). Já em relação às funções de cada um e aos cargos neles existentes, existem muitas distinções.

Quer conhecê-las? Então leia até o final e entenda detalhadamente a diferença entre consulado e embaixada!

Diferença entre consulado e embaixada no tocante à função/representação

A distinção básica entre consulado e embaixada é que o primeiro tem representação administrativa, enquanto a segunda tem representação diplomática.

Cada país tem uma única embaixada em cada nação parceira (sempre na capital federal). Já no caso dos consulados, podem existir vários, normalmente, distribuídos nas principais capitais estaduais.

Por sua função diplomática, as embaixadas lidam com questões entre os dois Estados (países), tais como:

  • Assuntos políticos;
  • Troca de informações oficiais;
  • Assuntos de cunho cultural e sobre Direitos Humanos;
  • Desenvolvimento econômico.

No caso dos consulados, em decorrência de sua função administrativa, eles tratam de assuntos de interesse dos seus cidadãos no país parceiro, envolvendo coisas como:

  • Retirada de vistos;
  • Reconhecimento de cidadania;
  • Auxílio administrativo.

É exatamente em casos de reconhecimento de cidadania (no caso, italiana) junto aos consulados que a Via Consolato oferece auxílio especializado.

Atualmente, o Brasil possui embaixadas em mais de 130 países. Igualmente, o país abriga número semelhante de embaixadas estrangeiras. Em relação aos consulados, os números também são elevados.

Resumidamente, definem-se assim as funções de embaixadas e consulados:

  • Consulado (lida com as relações entre o Estado e o cidadão – como a obtenção de outra cidadania);
  • Embaixada (cuida das questões entre o país ao qual pertence e a nação onde está sediada).

Diferença Consulado X Embaixada: Cargos (diplomata, embaixador e cônsul)

Há distinções nos cargos existentes nos consulados e nas embaixadas. Contudo, existe uma semelhança: o diplomata.

Os diplomatas são os servidores concursados do Ministério das Relações Exteriores. Eles trabalham em Brasília ou nas embaixadas e consulados brasileiros em outros países.

Ao fazer carreira, um diplomata pode ocupar os cargos de embaixador e cônsul. Sobre essas funções, existem diferenças muito claras.

Embaixador

Trata-se do chefe de uma embaixada. O embaixador é nomeado pelo Presidente da República e é o representante máximo do governo brasileiro nos países parceiros.

Cônsul

O cônsul é o chefe de um consulado. É responsável pelas questões de interesse entre os cidadãos (de ambas as nações) e o país ao qual pertence.

Como foi possível entender, é bastante clara a diferença entre consulado e embaixada. Sendo que, para o cidadão, o consulado é mais “importante” (funcional), haja vista que é nele onde se resolve questões como o reconhecimento de uma nova cidadania.

Você quer ajuda especializada no processo de reconhecimento da sua cidadania italiana? Então fale agora mesmo com a Via Consolato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *