Ligue Agora! (11) 3251-1895
viaconsolato@mail.com
EnglishItalianPortugueseSpanish

Sistema Educacional na Itália: o que devo saber para meu filho se adaptar

Se você está buscando a cidadania italiana e pretende se mudar para o país com filhos pequenos, é importante compreender como funciona o sistema educacional da Itália. Por lá, a educação é levada muito a sério e todas as crianças maiores de 6 anos, italianas ou não, que residem no país, precisam estudar. Caso não estejam matriculadas, os pais podem ter que pagar um multa. Então, vamos entender quais são as diferenças no sistema de ensino italiano?

Ano letivo e período de férias

Para quem está acostumado com o nosso ano letivo, a organização do período de aulas na Itália é bem diferente. Nos países europeus, as aulas iniciam em Setembro, após o verão, e vão até junho do ano seguinte. Nas festas de Natal e Ano Novo faz-se apenas um recesso. O período de férias, vai do mês de junho a setembro, quando todos podem aproveitar o verão em família.

Divisão dos níveis escolares

Outra diferença está na divisão dos níveis de educação. Veja como são organizadas as fases da vida escolar:

Educação Infantil

Como falamos anteriormente, a educação na Itália é obrigatória para todas as crianças a partir dos seis anos. Porém como a Educação Infantil abrange crianças de 4 meses a 6 anos, a matrícula nesse nível de ensino é facultativa. Ele se divide em 2 ciclos:

Asilo Nido: para crianças de 4 meses a 3 anos

É o equivalente à creche no Brasil e a lógica é a mesma, as crianças que frequentam esta etapa são filhas de pessoas que precisam trabalhar ou estudar e não tem com quem deixar os filhos.

Scuola dell’Infanziapara crianças de 3 a 6 anos


Como se fosse a nossa pré-escola, este nível também cumpre a função de cuidar da criança enquanto os pais não podem fazê-lo. Além disso, é importante também para que a criança comece a socializar com os novos amiguinhos italianos.

Ensino Fundamental


Neste caso, a matrícula já é obrigatória e ele se divide também em dois ciclos:

⦁ Scuola primaria ou Scuola Elementare
Esta fase tem 5 séries e é destinada a crianças dos 6 aos 11 anos.

⦁ Scuola secondaria di primo grado ou Scuola Media

É dividida em 3 séries e os alunos têm entre 11 e 14 anos. Ao final deste ciclo, é realizada uma prova antes de passarem ao equivalente ao nosso Ensino Médio.

Ensino Médio

O Ensino Médio italiano dura 5 anos e ao final os alunos prestam um exame como o ENEM para ingressarem na Universidade.

Ensino Superior

O Ensino Superior é bastante similar ao brasileiro, mas as graduações, em geral, duram 3 anos. Cursos de pós-graduação tem duração de dois ou mais anos assim como no Brasil.

Pública x Particular

A educação na Itália tem níveis excelentes, por isso o ensino público predomina. As escolas particulares geralmente são destinadas a alunos com dificuldades de aprendizagem.

Outro fator importante é que a escola pública oferece gratuitamente um tutor para que os alunos que não falam italiano fluentemente possam melhorar sua comunicação no idioma e acompanhar as atividades escolares sem prejuízos.

Agora que você já sabe mais sobre o sistema de ensino italiano, que tal tirar do papel o sonho de morar no país dos seus descentes? A Via Consolato oferece consultoria completa para quem quer ter a cidadania italiana. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o processo.

Fonte do texto:
https://pesquisaitaliana.com.br/sistema-de-ensino-na-italia/
https://www.brasilnaitalia.net/2010/10/criancas-brasileiras-na-escola-italiana.html
https://www.tuaitalia.com/2019/01/07/sistema-educacional-italiano/

Fonte da imagem:
https://br.freepik.com/fotos-gratis/criancas-estudando-na-sala-de-aula_1267124.htm#query=alunos%20estudando%20&position=6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *