Ligue Agora! (11) 3251-1895
viaconsolato@mail.com
EnglishItalianPortugueseSpanish

VIA CONSOLATO NA DEFESA DOS ÍTALO-BRASILEIROS

Publicado na VEJA SÃO PAULO, ano 52 – nº 32

Com milhares de ítalo-brasileiros na espera do reconhecimento da cidadania italiana pelo consulado de SP, crescem as demandas de ações judiciais na Itália

Entre o final do século XIX e começo do século XX, a Itália passava por uma grave crise financeirra, ocasionada pela unificação do país em 1861. Em busca de esperança na América, São Paulo acabou se tornando o principal destino daqueles que escolheram o Brasil. Em 1920, o estado de São Paulo abrigava cerca de 70% dos imigrantes italianos.

Tamanha presença dos italianos no Brasil, especificamente em São Paulo, mostra os seus reflexos nos dias atuais. Para quem pretende obter o reconhecimento da cidadania italiana, o tempo de espera pode chegar até 15 anos. “As filas de processos de cidadania nos consulados no Brasil demoram de 7 a 12 anos, podendo chegar a 15 anos em casos específicos. É um tempo muito grande de espera”, diz Vinícius Ribeiro, CEO da Via Consolato.

O prazo limite para reconhecimento da cidadania italiana nos consulados e embaixadas da Itália pelo mundo é de quatro anos. “Ocorre que nem todos os consulados e embaixadas cumprem com o prazo estipulado pela Lei, como no caso do Consulado em São Paulo, onde os requerentes e descendentes ítalo-brasileiros chegam a aguardar cerca de 10 anos para conquistar o seu direito”, conta Vinícius.

Diante desses problemas, Vinícius Ribeiro criou o VIA CONSOLATO. “Não podemos aceitar que os requerentes passem tanto tempo esperando por um direito. Por isso, a Via Consolato conta com escritórios em São Paulo e Roma, visando agilidade ao processo, uma vez que o requerente não precise viajar ou se deslocar para o exterior”, relata o CEO.

As modalidades de ações judiciais e extrajudiciais para reconhecimento de cidadania italiana são feitas pelas vias materna e paterna. O requerimento pode ser formulado administrativamente, tanto no Brasil, quanto na Itália, exceto quanto àqueles que descenderem de mulheres italianas nascidas antes do ano de 1948, os quais deverão requerer o direito à cidadania pela via judicial.

Todavia, com o descumprimento do prazo pelos consulados no Brasil, surgem-se as demandas das ações judiciais contra as filas dos consulados. A VIA CONSOLATO é um escritório especializado em reconhecimento de cidadania italiana e consultoria internacional.

Com mais de 1340 processos ajuizados no Tribunal de Roma, a empresa atua fortemente nas demandas Judiciais contra as filas do consulado. Além dos processos judiciais que tramitam na Itália, o escritório presta suporte aos italianos residentes no Brasil e exterior, dando consultoria para aqueles que desejam obter cidadania por matrimônio, retificações de documentos (seja pela via administrativa ou judicial), reconhecimento de filhos menores de cidadãos italianos, tradução juramentada de documentos, entre outros.

A equipe é composta por três sócios que atuam com processos de reconhecimento de cidadania há cerca de nove anos, além de 21 funcionários entre Brasil e Itália.

“O que nos faz crescer cada vez mais é nos colocar no lugar de cada cliente, focando no problema de cada um como se fosse nosso. Não podemos pensar apenas em prestar um serviço, e sim em prestar o melhor serviço, fazendo com excelência aquilo que amamos”
Vinícius Ribeiro – CEO Via Consolato


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *